A FUNDAMENTAÇÃO FILOSÓFICA
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA DO SUL-IPA
CURSO:PEDAGOGIA
DISCIPLINA:Necessidades Educativas Especiais
PROFESSORA :Rosa
ALUNA:Roseli Maria Bek da Silva
ARANHA, Maria Salete Fábio. Educação Inclusiva:a fundamentação filosófica. 2 ed.Brasília :MEC.Secretaria de Educação Especial, 2006.28p.
O texto ”A Fundamentação Filosófica”, vem a nos reforçar sobre A Concepção Contemporânea de Direitos Humanos se fundamenta no reconhecimento da dignidade de todas as pessoas e na universabilidade porque a condição da pessoa é requisito único a titularidade de direitos e de indivisibilidade, porque os direitos civis e políticos são conjugados aos direitos econômicos, sociais e políticos.
Atualmente, a atenção dos direitos humanos passou-se a explicitar a pessoa como sujeito de direitos, respeitando em suas peculiaridades e particularidades. De acordo com os princípios dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada indivíduo e/ ou grupo social.
A identidade pessoal social, seu currículo de vida é importante para o desenvolvimento de todo o indivíduo, enquanto ser humano e enquanto cidadão. Ela é construída na trama das relações social que permeiam sua existência cotidiana. Tem como objetivo de se esforçar para que as relações entre os indivíduos se caracterizem por atitudes de respeito mútuo.
A escola por ser um dos primeiro lugar além da família onde a criança passa a conviver num ambiente coletivo diversificado, é necessário, de maneira a fazer valer seus direitos e deveres, onde muitas vezes isto não acontece ou seja, no desenvolvimento do currículo, no PPP é necessário que a escola esteja aberta para todos perante a diversidade neste mundo globalizado no qual estamos inseridos.
A escola no objetivo de desenvolver cidadãos críticos e atuantes, conscientes de seus direitos e deveres.
Se fala em escola inclusiva, será que realmente o fazer pedagógico esta preparada para trabalhar com esta diversidade que nos deparamos?Quando nos deparamos com as práticas tradicionais onde o aluno pouco é levado em consideração, onde o planejamento do professor não condiz com a realidade em que o aluno vive. Que tipo de escola podemos chamar onde o aluno não faz parte do fazer pedagógico.
Na promoção da paz, como reconhecedor de seus direitos e deveres, dentro de uma proposta educacional coletiva onde toda a sociedade constrói junto da escola dentro da diversidade que nos contempla.
No decorrer nos tempos as pessoas com necessidades especiais passaram a ter um significado diferente,onde também a sociedade está passando por transformações.A deficiência era denominada como possessão demoníaca,como se o indivíduo precisa se purgar pelos pecados de seus semelhantes.Nos séculos da Inquisição Católica, a rigidez moral e ética, contribuíram para que as pessoas com deficiência fossem vistas como a personificação do male, portanto, passíveis de castigos, torturas e mesmo de morte.
Com os avanços da medicina, a deficiência passou a ser vista como uma doença, de natureza incurável,de menor amplitude da doença mental.O paradigma da institucionalização ainda permaneceu até os meados da década de 50, no séc. XX.No Brasil,as primeiras informações sobre a atenção ás pessoas com deficiência retomaram a época do império, novos rumos foram dado surgindo as primeiras instituições totais ,para a educação de pessoas cegas e surdas.Instituições total, no sentido serviço de interação social, visando reintegrar o cidadão na vida social.
Surgem novo modelo, no trato da deficiência, anos 60 e 70, tendo como horizonte a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Esta idéia contribuiu pra que as pessoas diferentes pudessem ser normalizadas, tendo um espaço em sociedade,de segregação total, passou-se a buscar a integração das pessoas com deficiência, após capacitadas, habilitadas ou reabilitadas.Denominando-se Paradigma de serviços .
Durante os anos 80 novos avanços na medicina e transformação social, com a criação do meio de comunicação em tempo real em qualquer parte do mundo.Por outro lado, o desenvolvimento técnico científica, permitindo maior desenvolvimento de pessoas que, em tempos anteriores, não podiam sobreviver.
Estando exposto um novo modelo, denominado Paradigma de Suportes. Onde associa-se a idéia da diversidade como fator enriquecimento social e o respeito ás necessidades de todos os cidadãos como a principal base para uma nova prática social.
Acreditando-se que só através da educação é possível construir um mundo melhor, o Brasil tem definido como política públicas acesso á educação básica como direito de todos independente de sua diferença, como direito de todo o cidadão. De maneira a incluir, onde suas necessidades sejam supridas de acordo com a necessidade de cada um, onde todos tenham o direito de aprender de sua maneira.
Na Declaração Universal dos Direitos Humanos, Art.2.Em seu Artigo 7. Proclama que “todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual proteção da lei...”.São inúmeras as declarações como por exemplo a de SALAMANCA(1994 ), que vem a reforçar a atenção educacional voltada aos alunos com necessidades educativas especiais. E o que podemos observar sobre essas declarações sobre os direitos educacionais, a grande dificuldade em adaptar um aluno especial junto aos outros, tanto pela falta de recursos didáticos como acessibilidade desses educando.
A declaração de JOMTIEN (1990), na Tailândia nos, nos reforça que o Brasil assumiu, perante a comunidade internacional, o compromisso de erradicar o analfabetismo e universalizar o ensino fundamental no país.Na declaração de SALAMANCA citada acima, nos trás onde toda criança tem características próprias, onde fica bem claro a questão da diversidade.As pessoas com necessidades educativas especiais devem ter acesso as escolas comuns, onde as escolas deverão integrá-las as necessidades do aluno,a lei nos mostra de maneira clara a escola deve ir até o aluno, porém o observamos a grande procura de alunos que precisam se adaptar as condições que escola possui, ai eu pergunto-me onde está a LEI ?O Brasil assumiu e comprometeu-se como meta de alcançar até 2015, transformar os sistema de educação em sistema educacionais inclusivo,o se observa muitas vezes é que no papel esta lindo maravilho,como estão sendo preparados os professores para está inclusão, onde estão os recursos didáticos e a acessibilidade para esses alunos. Através da Convenção de Guatemala, vem a reafirmar onde as pessoas portadoras de deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as outras pessoas, inclusiva de não ser submetido a discriminação com base na deficiência.Onde define que o termo deficiência “significa uma restrição física, mental ou sensorial, de natureza permanente ou transitória.
A Constituição de (1998) esclarece que cabe aos municípios a autonomia política para tomar as decisões e implantar recursos que revelem necessário para atender ao conjunto de suas necessidades, em todas as ares da atenção pública.
No que se refere a educação, o ECA estabelece, em seu Art.54 diz que “é dever do Estado assegurar á criança e o adolescente”.
II)Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de regular de ensino:Eu pergunto onde estão os professores preparados para atender a essas crianças ?
De acordo com a Política Nacional, estabelece o respeito ás pessoas portadoras de deficiências, que devem receber igualdade de oportunidade na sociedade, por reconhecimento dos direitos que lhes são assegurados, sem privilégios ou paternalismos. A poucos dias eu vi uma reportagem na TV um cadeirante não conseguia andar no transporte coletivo, porém os que estavam adaptados não estavam funcionando sem contar o tempo de demora ate conseguir um transporte coletivo.Onde está o reconhecimento de seus direitos.
Através do Plano Nacional de Educação(2001).Disponibilização de recursos didáticos especializados de apoio a aprendizagem nas áreas visual e auditiva; A todo momento se escuta do quadro docentes de que não esta preparado, e que o ambiente precisa ser adaptado.
Eu acredito que esteja faltando realmente é de que os cidadãos busquem por conhecer seus direitos e desta forma poder lutar em busca do mesmos, dessa forma estaremos lutando por uma sociedade mais justa, cobrando aquilo que os governos devem fazer para o povo.Como diz Paulo Freire pacientes impacientes.As escolas de Educação Infantil também não podem ficar de lado pois, e na educação infantil que a criança tem o primeiro contato coletivo fora da família, portanto a garantia de acessibilidade e recursos não podem faltar.
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